terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O Projeto

Durante o tempo que o carro ficou na oficina eu comecei a pensar como seria a parte mecânica. As idéias iam amadurecendo ao longo do tempo. No início queria fazer no estilo Pro-Street (pneus enormes na traseira, frente baixa, traseira alta, possivelmente com blower). O tempo foi passando, comecei a acompanhar notícias sobre "autocross", "track days" e subidas de montanhas e esse tipo de competição acabou  chamando muito minha atenção. Eu cresci envolto no mundo "Muscle Car" e arrancadas acompanhando as revistas "Hot Rod" e Truckin', maravilhado com o estilos Gasser e Pro-Street. Mas a idéia de ter um carro que performe bem em pista mista sempre me cativou mais, o problema é que na época não existia onde usar um carro assim. Hoje temos algumas pistas aqui no estado (RS) que promovem eventos como "track days" e subidas de montanha, com isso as idéias começaram a tomar o rumo do "Pro-Touring". A idéia e fazer um carro mais neutro, mais balanceado, mais eficiente pra andar em pista mista. Abaixo listo as características mecânicas do projeto atual:

Motor e agregados

  • Motor Chevrolet V8 350 ci (5.7 litros), bloco GEN I (pré 86)
  • Arranque original do Opala
  • Direção Hidráulica do Omega
    • A caixa/setor é menor que a do opala, liberando um pouquinho de espaço pro coletor
  • Distribuidor Procomp (modelo p/ injeção eletrônica com módulo HEI 8 pinos)
    • O módulo da ignição é exatamente o mesmo dos Kadetts EFI
Alimentação
  • Fueltech FT300
  • Admissão Weiand Stealth (modificada pela Satti Soldas para 8 bicos)
  • 8 bicos de alta impedância Accell 36 lbs/hr (pn# 150836)
  • Corpo de borboleta Edelbrock 1000 cfm (pn# EDL-3878) com TPS e IAC (stepper motor)
  • Fuel Rails (flautas de injeção) da Edelbrock (pn# EDL-3630)
  • Bomba de Combustível Walbro GSL392
  • Regulador de Pressão Aeromotive
  • Sonda lambda Wideband LC-1 Innovate
  • Tanque de combustível 60 lts da IMOHR em polietileno, com "catch tank"
Câmbio e Diferencial
  • Câmbio NV3500 com 5ª marcha overdrive
  • Embreagem de cerâmica Displatec de 6 pastilhas c/ molas e platô com 900 lbs
  • Diferencial Dana 44 relação 3,31:1
  • Barra Panhard ajustável
Freios e Suspensão
  • Pinças dianteiras Wilwood 120-6815
  • Discos dianteiros de 12" (305mm)  Fremax BD-5082
  • Pinças traseiras Girling (mesmas usadas em Tempras e Alfas)
  • Amortecedores TAG com 40% a mais de carga
  • Buchas originais
  • Molas originais do Diplomata c/ AR e DH, cortadas
Rodas
  • American Racing Torq-Thrust II aro 16" 
Pneus
  • Dianteiros: Nexen N3000 205/45/16
  • Traseiros:  Nexen N3000 245/45/16
Carroceria / Exterior
  • Cor: Preto Liszt II
  • Aparência externa original exceto pela ausência de maçanetas (shaved door handles)
Interior
  • Alavanca de marcha de fabricação própria com manopla Hurst
  • Instrumentos Cronomac: Pressão do Óleo, Temp. do Motor e Pressão de combustível
  • Tacômetro: Auto-Gauge
  • Volante Momo
  • Quick Release de volante Momo
  • Bancos dianteiros Sparco Siena
  • Banco traseiro do Opala Comodoro revestido em couro
  • Forração de teto e encarpetamento feito pelo Musa Estofamentos em Porto Alegre
  • Forros de porta revestidos em couro

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