segunda-feira, 15 de julho de 2013

Caixa de Marcha

A caixa de marchas utilizada é uma NV3500 de 5 marchas, linha "medium duty", que foi utilizada em diversas camionetes como a S10, Blazer, Frontier, Ranger, L200 e outras. A furação é no mesmo padrão do opala, não sendo necessário fazer flange para adaptar. É uma caixa com carcaça de alumínio, ou seja, é um câmbio leve e resistente. Segundo o manual, essa caixa pesa 58 kg seca (sem fluído). 

Tentei fazer um desenho comparativo apenas para ilustrar a posição da alavanca. Na NV3500 ela fica mais à frente, não na rabeta como as caixas originais dos opala. Logo, é necessário abrir um buraco quadrado no túnel um pouco mais à frente do buraco original.


Depois de colocar a caixa no lugar é necessário fazer uma nova travessa do câmbio, já que o original não dá para usar pois a posição do calço é mais para trás do câmbio, na rabeta.


Vejam que no meu caso também foi usada a travessa original, porém adaptada para que fosse presa nos 2 parafusos inferiores da carcaça. Não é necessário usar as duas, se for usar apenas uma travessa - o que seria mais normal - opte por usar a nova que fica presa na traseira da caixa.




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