quinta-feira, 24 de julho de 2014

Que tal encarar uma dieta?!

Para um carro ser rápido ele precisa ter potência, certo? Certo, mas essa é só uma parte da fórmula, a outra não menos importante é o peso! No fim das contas tudo se traduz em relação peso/potência. Você até pode dizer que colocando uma relação de diferencial mais curta vai fazer acelerar mais rápido, o que não está errado, mas na verdade a relação do diferencial é apenas um multiplicador de potência!
A minha idéia é manter o motor aspirado, por uma série de fatores como simplicidade, munutenabilidade, custo, peso, linearidade de potência, entre outros! Eu também quero que o motor seja streetable, ou seja, quero dirigir ele na rua, então não posso ter um comando com graduação muito elevada e isso significa que vou estar limitando o quanto de potência vou poder tirar do motor. Então vamos partir para a outra variável da fórmula: PESO! E uma das melhores alternativas para reduzir peso é entrar naquela dieta que substitui ferro por alumínio. Claro que depende do tipo da peça, de como ela é construída, da estrutura que ela requer, mas em geral podemos considerar que o alumínio pesa 1/3 do ferro. 

Cragar S/S 15"
American Racing Torq Thrust II 16"

Saem as Cragar (cada roda pesa em torno de 13,6 kg) e entram as American Racing (11,6 kg), são 2 kg de diferença em cada roda.Vale lembrar que, quando o assunto é peso não suspenso, qualquer redução de peso representa uma melhora no comportamento dinâmico da suspensão. Essa troca foi muito difícil, pois as S/S são as rodas mais emblemáticas da história quando o assunto é Hot Rod e Muscle Cars. Elas foram eleitas como 1 dos 10 itens que marcaram a história dos Hot Rods nos EUA. Mas o peso e o fato de ter que mantê-las sempre limpas para não enferrujar me levaram a trocá-las pelas TT2. Além do mais, as rodas de 16" permitem usar discos de freio maiores, que combinados com as pinças em alumínio da Wilwood vão fazer um ótimo conjunto. 
A pinça original do Opala pesa 5 kg enquanto a Wilwood apenas 1,3 kg! São 3,7 kg a menos em cada lado. Quando você pega eles nas mãos a sensação é inacreditável! Já os discos dianteiros do Opala pesam 8,4 kg cada, enquanto os Fremax BD-5082 pesam 9 kg cada. O diâmetro do disco original do Opala é de 268mm, os Fremax 5082 (Ranger 4x4 de 2001 até 2012) são de 305mm. Vou entrarar em mais detalhes das opções de freios, cubos de roda e etc nos próximos posts!

Pinça Wilwood 120-6815 e disco Fremax BD-5082

O próximo passo são os componentes do motor. Os cabeçotes de ferro dão lugar aos de alumínio com balanceiros igualmente em alumínio. Uma economia de mais de 25 quilos!

ProComp 3002S (190cc)
Balanceiros Proform 66915, de
alumínio, roletados, 1.6 ratio

A bomba d'água também foi substituída por uma de alumínio e com mais vazão. A admissão e o corpo de borboleta já eram em alumínio.

Outra peça proporcionou uma redução grande de peso foi o motor-de-arranque. O arranque DELCO do Opala pesa aproximadamente 15 kg enquanto esse da Powermaster (PWM-9100) pesa apenas 3,8 kg!!



Quem sabe o próximo passo seja um radiador de alumínio... 

2 comentários:

  1. Opa, eai Mick, firmeza ?
    Vi que você comprou seu 350 com o Alexandre Garcia, no df ... Ainda tens o contato del ? To querendo seguir a linha do seu projeto ...

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