quinta-feira, 24 de julho de 2014

Hora de se Aventurar: MPFI - Parte II

Mas nem tudo são flores, confesso que apanhei bastante da Mega para fazê-la funcionar e até hoje fiquei sem entender algumas coisas, mas tendo a acreditar que eram problemas com meu alternador e/ou de aterramento pois queimei umas 3 bobinas e 5 módulos ao longo da instalação. O que também colabora pra esse entendimento é que depois de alguns minutos rodando com o carro a tensão da bateria caía e o motor começava a falhar, provavelmente por causa dos pulsos da injeção ficarem mais curtos?! Bom, tentei melhorar o aterramento, fazer ajustes de compensação de largura de pulso baseado na tensão da bateria e fui pra rua com minha mulher no carona no comando do laptop! Tudo indo bem, ótimo comportamento em baixa rotação, curtindo pra caralho aquela sensação do motor empurrando numa rotação tão baixa em quarta marcha. Beleza, vamos começar a trabalhar com giro alto! Mas alguns minutos estava tudo bem em rotações médias, com aceleração e desaceleração. Que tal dar uma esticada? Pé na lata, ótima puxada, mas entre 4 e 5 mil RPM o motor dá uma engasgada e apaga. Provavelmente o mapa estava muito rico naquela faixa. Vou no embalo, espero baixar a velocidade, ponho em segunda e solto a embreagem. Foi quase um coice seguido de um backfire violento. Imaginem a cara da muié no meu lado "o que que foi isso?!?!" Calma, calma, não priemos cânico! Encosto o carro e tento dar partida. Nada. Vocês querem saber o que é pior? Minha mãe falou quando estava saindo de casa: leva o fone do guincho!
Deveria ser a terceira vez que precisaria voltar guinchado para casa, mas então minha mulher largou: por quê tu não manda isso pra oficina direto e pára de se incomodar? Ela tinha razão, aprendi o que tinha que aprender e tive um certo sucesso, não preciso gastar mais tempo e dor de cabeça tentando encontrar algum problema elétrico.

Ok. Mas não tem nenhuma oficina em Porto Alegre que manje de Megasquirt e a oficina que levei é especializada em Fueltech. Quer saber, refaz todo chicote e põe uma Fueltech, mas quero pegar o carro redondo pra curtir e não me incomodar mais por um bom tempo. E assim foi...

Na oficina descobriu-se que o alternador não estava legal e possivelmente era o causador de alguns dos problemas que tive.

Alguns pontos negativos da Fueltech em relação ao que eu tinha na Megasquirt:
1. Não tem correção de mistura em malha-fechada, ou seja, não usa o feedback da sonda-lambda para fazer correções em tempo real;
2. Não consigo controlar marcha-lenta;
3. Não consigo limitar o giro com valores baixos, acho que o mínimo é 6000 RPM se não me engano.

No dinamômetro vieram estimados 250cv no motor. Saí da oficina com o motor extremamente redondo, uma delícia! Só que por causa dos cabeçotes e do comando de válvulas essa potência vinha perto de 4000 RPM e o motor não passava de 5200 RPM. Isso me frustrava, pois você fica esperando mais giro do motor e já está na hora de trocar de marcha. Foi então que descobri que a Veloparts estava trazendo cabeçotes de alumínio para chevy small block!

Nenhum comentário:

Postar um comentário