quarta-feira, 23 de julho de 2014

Hora de se Aventurar: MPFI

Sou um cara curioso por natureza, mas não aquele curioso de saber o que está acontecendo na vida das outras pessoas, a minha curiosidade é por saber como funcionam as coisas. Uma dessas coisas é a injeção eletrônica. Logo, por quê não tentar substituir meu velho Holley 600 double pumper por uma IE multiponto? Eu sei, eu sei, uma quadrijet num V8 é o maior tesão e eu sou um cara totalmente old school... mas, o desafio de instalar uma injeção DIY (do-it-yourself) seria muito legal! Mais legal ainda foi ter pintado uma oportunidade de ir pros EUA a trabalho naquele momento, então pude aproveitar e trazer as peças mais difíceis de conseguir aqui no Brasil:
- Corpo de borboleta (throttle body) Edelbrock 900 cfm 
- Flautas de injeção Edelbrock
- 8 bicos Accell 36 lbs/h

Fiz meu cadastro no fórum da Megasquirt Brazil (www.MSBR.com.br), baixei os manuais e comecei a estudar a "Mega". E aqui meu velho, o bixo pega, porque não é só aprender sobre a "Mega", e sim sobre combustão, combustíveis, mistura, tempos de ignição, tipos de ignição, distribuidores, sensores de posição, MAP, MAF, tipos de algoritmos de injeção, mapas de eficiência volumétrica, mapas de ignição e por aí vai. E você lê, relê, não entende. Dorme, acorda, lê de novo e aí parece que entende. É o processo de osmose... uma hora você absorve, basta se dedicar. 

No fórum conheci muita gente legal e muitos projetos legais, e foi por lá que comprei minha primeira Mega, a Mini-MS. A Mini é uma versão compacta da Megasquirt com um conector selado.



Um problema que tive foi achar os conectores necessários que resolvi comprando um chicote de uma Blazer. Essa é uma dica boa, pois acabei pagando mais barato do que comprando os conectores separadamente. Além de ter bastante fios com espessuras e cores diferentes à disposição!

Durante a configuração da Mini-MS eu me dei conta de que não conseguiria fazer o controle da marcha-lenta, pois havia comprado o throttle body que vinha com um motor de passo de 4 fios e a Mini-MS tem apenas uma saída PWM para controlar um motor de marcha-lenta. Logo eu optei em trocá-la por uma MS-II, que possui mais saídas e seria possível controlar o motor-de-passo que eu tinha.


No vídeo acima eu mostro como ficou a instalação e faço algumas alterações básicas no mapa de combustível pra mostrar a dinâmica da coisa.

O vídeo abaixo eu gravei para demonstrar a Mega comunicando via Bluetooth com o laptop. Para isso diz a instalação de um módulo Bluetooth adquirido no DealExtreme.com.




Para um gearhead formado em Ciências da Computação é diversão garantida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário